segunda-feira, 15 de abril de 2013



Crocodilo ou Krokodil… já ouviram falar???


Eu nunca tinha ouvido falar, mas é bastante popular na Rússia.



Esta droga é usada para substituir a heroína, por ser três vezes mais barata e por se preparar, facilmente, em casa (mistura de codeína com outros químicos como gasolina, solvente de tinta, fósforo vermelho – retirado dos fósforos de cozinha - e ácido clorídrico).

Provavelmente, estão a perguntar-se porquê falar deste tipo de drogas (opiáceos e/ou semelhantes) aqui no blog, visto que estas substâncias estão associados à toxicodependência, e o objetcivo do blog são as drogas recreativas…certo???

Ora bem…vamos lá esclarecer o porquê de isto acontecer.

Na minha opinião, as substâncias psicoactivas (sejam elas quais forem) podem ser utilizadas nos mais variadíssimos contextos dependendo do efeito que se quer obter. Assim, podemos considerar que todas as drogas (opiáceos ou outros) podem ser associadas a contextos de diversão. Understand???

Voltando ao crocodilo… O nome científico desta substância é desomorfina, mas ficou conhecida por crocodilo devido aos seus efeitos químicos destrutivos da pele (pele esverdeada, enrugada e com aspecto de escamas, dissolução dos tecidos ósseos…), que geralmente acabam em putrefacção e/ou amputação. No entanto, os efeitos analgésicos chegam a ser dez vezes superiores aos da morfina.

“É muito mais perigosa que a heroína ou que qualquer outro tipo de opiáceos (…) mata todas as vítimas e fá-lo rapidamente” afirmou o médico russo, Anatoly Berestov.

Em Outubro o crocodilo chegou à Alemanha.

E apesar de em Portugal ainda não haver registos oficiais do uso desta substância, é melhor estarem atentos e não se deixarem atrair por esta droga. Se é que tem alguma coisa atractiva…

Resolvi não colocar fotos sobre os efeitos visíveis desta substância para não ferir susceptibilidades. Mas os mais curiosos poderão encontrar, facilmente, imagens que demonstram os efeitos que eu aqui referi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua visita e volte sempre...